Chega de doenças, acidentes e mortes nos locais de trabalho!

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Neste 28 de fevereiro, Dia Mundial de Combate às LER/DORT, o Sindsef-SP alerta sobre a prevenção das lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) que são responsáveis por lesões nos tendões, músculos, articulações e nervos.

Além de sofrer com dores e desconforto, o trabalhador que desenvolve estas lesões também pode ser alvo de discriminação no ambiente de trabalho. Costumam evoluir de forma lenta para quadros crônicos e nem sempre são percebidas precocemente pelos trabalhadores, que retardam a procura por auxílio com receio de repercussões negativas na empresa. O quadro é ainda agravado por situações de discriminação e assédio moral, que causam sofrimento e transtornos mentais, com grande impacto nas vidas dos trabalhadores e de suas famílias.

Os principais sintomas são dor localizada nos dedos, mãos e braços (principalmente nas articulações), fadiga muscular, formigamento, sensação de peso nos locais afetados, dormência, choques, alteração da sensibilidade e perda de controle dos movimentos. Se você tiver algum destes sintomas, procure atendimento médico.

A dor e o sofrimento têm suas causas: excesso e ritmo acelerado de trabalho, condições insalubres e inadequadas, pressão e assédio psicológico, redução de direitos e das leis de defesa da saúde do trabalhador. Ataques para garantir lucros a qualquer custo e que tem levado a uma precarização das condições de trabalho cada vez maior e resultado no adoecimento dos trabalhadores no Brasil e no mundo.

Os governos também têm responsabilidade por esse quadro, ao impor dificuldades para o trabalhador de afastar e para o reconhecimento do nexo casual da doença, além do sucateamento dos órgãos públicos, das reformas previdenciária e trabalhista e da ampliação da lei das terceirizações, que representam ataques à saúde e segurança dos trabalhadores.

O desmonte de órgãos fundamentais como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) dificultam a obtenção de números atualizados da situação, que com certeza são maiores do que os apresentados.

Em 2013, mais de 3,5 milhões de trabalhadores disseram ter diagnóstico de LER/DORT, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE. De acordo com o levantamento “Saúde Brasil 2018”, do Ministério da Saúde, num período de 10 anos houve um aumento de 184% no número de registros de novos casos, passando de 3.212 casos, em 2007, para 9.122, em 2016.

Prevenção

É importante respeitar os limites do corpo e estabelecer intervalos durante o expediente. Levante-se, ande um pouco e realize exercícios de forma lenta e gradativa, alongue-se sem forçar e nem sentir dor. Permaneça na posição de alongamento por aproximadamente 20 segundos. Respire calmamente e regularmente durante o exercício.

Com informações da CSP-Conlutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.