Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Nacional do Orgulho Lésbico

Evento recorrente ver todos

19 agosto Dia inteiro

A data foi escolhida em memória à primeira grande manifestação de mulheres lésbicas no Brasil, ocorrida em 1983, em São Paulo, conhecida como o “pequeno Stonewall brasileiro”. Naquela noite, ativistas do Grupo Ação Lésbica Feminista (Galf) ocuparam o Ferro’s Bar para protestar contra os abusos e preconceitos que vivenciavam no local.

No bar, ocorriam encontros entre grupos oprimidos e contrários à ditadura militar que ocorria naquele período. Ativistas LGBT+s e artistas podiam fazer suas performances e vender seu trabalho. Porém, os donos do Ferro’s resolveram chamar a polícia para acabar com os encontros, alegando ser contra a a venda do boletim “ChanacomChana”, primeira publicação ativista lésbica do Brasil, e expulsaram as autoras do local.

Na noite da manifestação, integrantes do Galf conseguiram entrar no bar e obter a promessa dos donos de que não seriam mais impedidas de distribuir a revista ali.

Hoje, a comunidade lésbica segue lutando e mostrando que têm orgulho! Enfrentando o machismo e o patriarcado que insiste em submetê-la à opressão e à invisibilidade. O Sindsef-SP se soma à essa luta!