11ª Mostra Permanente de Cinema Italiano começa em fevereiro, com sessões gratuitas

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

A 11ª Mostra Permanente de Cinema Italiano inicia sua programação em fevereiro e promete mais um ano inteiro de celebração ao cinema da Itália, com 39 filmes de 20 grandes diretores, em uma curadoria diversa, gratuita e acessível ao público.

Nesta edição, a commedia all’italiana dá o tom da mostra. A abertura acontece com o clássico Uma Vida Difícil, de Dino Risi, uma obra emblemática do cinema italiano do pós-guerra. A programação também presta homenagem à atriz Claudia Cardinale, ícone do cinema europeu, falecida no ano passado, com a exibição de títulos menos conhecidos de sua carreira — verdadeiras joias que merecem ser redescobertas.

Além dos clássicos, a mostra traz produções contemporâneas graças à parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Entre os destaques estão A Quimera e Vermiglio – A Noiva da Montanha, ampliando o diálogo entre diferentes momentos do cinema italiano.

Uma das novidades desta edição é a sessão com música ao vivo, dedicada ao cinema mudo italiano. Para resgatar essa tradição, a pianista Dudah Lopes foi convidada a compor e executar, ao vivo, a trilha sonora durante a exibição de A Santanotte, clássico dirigido por Elvira Notari, considerada a primeira mulher cineasta da Itália.

A mostra também retoma a categoria “Estrangeiras”, reunindo filmes dirigidos por cineastas italianos, mas produzidos fora da Itália ou em outros idiomas, além de continuar explorando os populares western spaghetti, gênero que marcou época e ajudou a reinventar o faroeste no cinema mundial.

Serviço

  • Período: de 2 de fevereiro até o fim do ano
  • Dia: todas as segundas-feiras
  • Horário: 19h
  • Ingressos: gratuitos, com retirada 1 hora antes, na entrada do cinema
  • Local: Cine-Teatro Denoy de Oliveira
  • Endereço: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista (próximo à estação São Joaquim do metrô)

Como já é tradição, além dos filmes, o público é convidado a permanecer no espaço para um momento de convivência, com café, chá, biscoitos e muito bate-papo. Uma ótima pedida cultural para quem gosta de cinema, história e bons encontros — e, claro, sem pagar nada por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias