Toda semana reuniremos dicas de filmes, livros, músicas, teatro e outras atividades indicadas pelos Coletivos do Sindsef-SP. Fique de olho!

Hoje, 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti, é dia de reafirmar a luta contra a transfobia. É um dia para dizer basta de violência transfóbica, mas também de deixar claro que as pessoas transexuais e travestis precisam de direitos assegurados e, acima de tudo, respeito.

10 de outubro é o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. A data reforça a necessidade de iniciativas concretas para o combate aos crimes de gênero no Brasil, além da denúncia e da conscientização.

As datas chamam atenção para o reconhecimento das mulheres que enfrentam preconceitos e seguem firmes na luta por uma sociedade mais justa, sendo símbolo de resistência.

Neste 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT+, o Sindsef-SP publica o informativo contra a LGBTfobia. Nesta edição especial, abordamos a importância dessa luta, a situação das LGBTs no Brasil, dados sobre a população LGBT+ e a violência LGBTfóbica e, por fim, a reflexão: Por que lutar? - Junte-se a nós! Diga não ao preconceito! Diga sim à diversidade e ao amor!

A data faz memória do caso da menina Araceli Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Em 2023, completam-se 50 anos do crime que permaneceu impune.

A data é importante para debatermos a violência por conta da identidade de gênero ou orientação sexual.