Visando avançar na construção de políticas que garantam igualdade de direitos para as mulheres, o Movimento Mulheres em Luta (MML) promove seu 1º Encontro Nacional, de 4 a 6 de outubro, na cidade de Sarzedo (MG).
O MML foi fundado no 1º Encontro de Mulheres da Conlutas, realizado em 2008, como uma alternativa para organizar as mulheres contra a opressão e a exploração, em uma perspectiva de classe, em oposição àquelas que defendem os governos e os patrões.
No Brasil, as mulheres são maioria da população (51%) e cada vez mais ingressam no mercado de trabalho. Atualmente elas compõem 43,9% da força de trabalho e são responsáveis pelo sustento de 37,3% dos lares brasileiros.
No entanto são o segmento mais explorado da classe trabalhadora. Por isso, é preciso incluir suas demandas nas pautas de reivindicação das campanhas salariais e sociais, para que mais mulheres se envolvam na luta política e sindical, pois atualmente estes espaços ainda são predominantemente masculinos.
Apesar do capitalismo vender a ideia de criar condições para a emancipação feminina, na verdade acentua a exploração da mulher que são obrigadas a ter dupla jornada, recebem salários inferiores aos do homem e não tem assegurado o direito sobre o seu corpo, por exemplo.
O Sindsef-SP apoia a luta contra o machismo e todos os tipos de opressão e enviará uma delegação ao 1º Encontro Nacional do MML para fortalecer e ampliar a organização das mulheres trabalhadoras.