Como parte das atividades do 21 de Março, Dia Internacional de Combate ao Racismo, o Sindsef-SP convida a categoria para conferir uma mostra fotográfica sobre as comunidades remanescentes de quilombos de São Paulo. A exposição está instalada na sede do sindicato – Rua Capitão Cavalcanti, nº 102, Vila Mariana (próximo a estação do metrô Vila Mariana). Até o dia 30 de março, o público poderá ver imagens do cotidiano dos quilombos paulistas, seus personagens e sua história de resistência e luta pela terra.
As belas imagens já estiveram em exposição na Superintendência Regional do Incra/SP, durante o mês do novembro de 2011, em homenagens ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
A mostra reúne imagens registradas pelas lentes dos fotógrafos Douglas Mansur e Dodora Teixeira. Há anos, Mansur vem fazendo a cobertura dos movimentos sociais, tanto do campo quanto da cidade. Dodora Teixeira, por sua vez, é funcionária da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e possui vasto acervo sobre as comunidades quilombolas do Estado.
Comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o país existam mais de 3 mil comunidades remanescentes de quilombos.
Noticias relacionadas