Servidores e servidoras da Cultura Federal em São Paulo aderiram à greve nacional da categoria, deflagrada em 29 de abril, em protesto contra o abandono do setor e pela valorização das carreiras. A paralisação já atinge 21 estados e expõe o cenário crítico enfrentado pelas instituições culturais vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC).
A cultura federal vem sendo dificultada pelas sucessivas políticas de desmonte dos serviços públicos. Além disso, o número de servidores é cada vez menor, e a sobrecarga de trabalho se intensifica. A evasão de profissionais cresce diante da ausência de um plano de carreira, dos salários defasados e da falta de concursos públicos. Em seu lugar, aumenta a contratação de temporários, o que fragiliza a continuidade e a qualidade das políticas culturais.
Confira a carta aberta à população
A greve é resultado de um processo prolongado de reivindicações ignoradas e da ausência de diálogo efetivo com o governo federal. Desde agosto de 2024, oito reuniões com representantes dos trabalhadores foram desmarcadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O silêncio do governo Lula já se arrasta por mais de 250 dias.
Mas o descaso com os servidores da Cultura não começou agora. Há mais de duas décadas, acordos firmados com diferentes governos vêm sendo sistematicamente descumpridos.
A pauta da mobilização vai além das demandas salariais. Em greve, os servidoras e servidores reivindicam a reestruturação da carreira, melhores condições de trabalho e a retomada dos investimentos públicos no setor. Também cobram a realização de concursos e a garantia da continuidade das ações culturais promovidas pelas instituições federais.
Diante da força do movimento, o governo confirmou a reunião agendada para esta quinta-feira (08/05). Enquanto aguardam o resultado deste encontro, os grevistas de São Paulo farão atos, com distribuição de carta aberta para a população, para dar visibilidade às reivindicações da categoria. E não irão parar por aí…
Veja algumas imagens da mobilização
Cultura em greve | Atividade de mobilização no Museu Lasar Segall
Cultura em greve | Atividade de greve no Complexo da Funarte