Servidoras públicas gastam mais tempo em tarefas domésticas que colegas homens, aponta levantamento

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Diferença se mantém até em cargos de liderança

Mulheres passam mais tempo fazendo trabalhos domésticos. Foto: Filipe Castilhos/Sul21.com.br

As mulheres que trabalham no serviço público brasileiro gastam em média 17 horas por semana com afazeres e cuidados domésticos, quase seis horas a mais que os servidores do sexo masculino, que trabalham 11h e 24 minutos nas mesmas funções do lar.

Entre as lideranças, o panorama segue o mesmo. Mulheres líderes no funcionalismo passam em média 15 horas e 40 minutos por semana atarefadas com as pendências de casa, ao passo que homens em cargos de liderança ficam 9 horas e 24 minutos. Os dados são do levantamento realizado pela Republica.org, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc 2022).

O estudo produzido chama a atenção para dados da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU): o número maior de inscrição de mulheres (56%) não se refletiu na aprovação (37%). A disparidade pode ser explicada, segundo o levantamento, entre outros fatores, pelo menor tempo disponível das mulheres para o estudo, devido ao trabalho doméstico e de cuidados.

– Percebemos que a mulher, mesmo nos cargos de liderança, seguem sendo mais requisitadas para a área de cuidados dentro das famílias. Isso pode inclusive atrapalhar a ascensão de mulheres, para cargos de liderança ou ainda para estudar para cargos públicos mais concorridos – afirma Paula Frias, coordenadora de dados da República.org.

Fonte: Extra (RJ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias