Livros Restantes conta a história de Ana Catarina, uma mulher com mais de 50 anos que sempre viveu à beira-mar, em uma comunidade pesqueira de Florianópolis. Às vésperas de se mudar para outro país, ela precisa se desfazer de quase tudo o que possui. Entre os objetos acumulados ao longo da vida, apenas cinco livros permanecem.
Com dedicatórias, cheiros e marcas do tempo, ela não consegue doá-los. Decide, então, devolvê-los às pessoas que os presentearam. Os reencontros despertam memórias e provocam reflexões sobre escolhas, afetos e caminhos percorridos, em um movimento necessário para seguir em frente.
O longa oferece um olhar íntimo sobre uma fase da vida em que muitas mulheres deixam de ser vistas socialmente, mas continuam existindo, desejando e recomeçando. A narrativa também destaca a literatura como presença constante: livros que acompanham o cotidiano, acolhem nas dores e celebram as alegrias.
Com forte protagonismo feminino e produção majoritariamente realizada por mulheres, o filme reforça a importância de ampliar vozes e perspectivas no audiovisual brasileiro.
Livros Restantes está em cartaz no Espaço Petrobras de Cinema (Rua Augusta, 1475 – Consolação – São Paulo/SP).




