Relatório da UFRJ divulga quadro de Desigualdades Raciais no Brasil

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

 

Estudos realizados pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelam a existência de desigualdades raciais no atendimento público. O Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil 2009-2010 foi apresentado no dia 14 de setembro, durante um seminário na Câmara dos Deputados, realizado pelas comissões de Legislação Participativa, e de Seguridade Social e Família.

O relatório denuncia que a maioria dos processos por crime de racismo julgados nos Tribunais Regionais de Trabalho (TRTs) é vencido pelo réu da ação e não pela vítima. Além disso, mostra que a população negra tem mais dificuldade em acessar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e quando consegue o atendimento é negligenciada.

Para o deputado Paulo Pimenta, um dos estimuladores do debate junto com a deputada Luci Choinacki (PT-SC), parte da dificuldade em avançar nos temas de igualdade racial é motivada pelo perfil do Congresso Nacional. “Todos sabemos que esta Casa é, por natureza, muito conservadora e resiste muito a pautar determinadas discussões, provocar determinas reflexões que revelem com mais nitidez as contradições deste País”, disse.

O estudo ainda mostra que os negros e pardos estão mais vulneráveis em relação à segurança alimentar, possuem maior defasagem escolar e recebem menor número de aposentadorias e pensões da Previdência Social. 

 

Índices de mortalidade

O relatório também abordou as principais causas de mortalidade da população negra no País nos anos 2006 e 2007. O resultado é que das 96 mil pessoas assassinadas no Brasil, 63% eram pretas ou pardas. Em 2007, o número de assassinatos entre as mulheres negras era 41,3% superior ao observado entre as mulheres brancas.

O estudo ainda traz informações sobre os índices de mortalidade materna e aponta que, em 2007, a cada 100 mil nascidos vivos, 55 mulheres morreram em decorrência de problemas relacionados à maternidade. As mulheres negras representavam 59% desse total.

Além disso, revela que as negras estão em piores condições quanto à realização de exames preventivos e de pré-natal. Entre as mães brancas, 70,1% realizaram sete ou mais consultas, enquanto entre as negras o número é de 42,6%. 

 

Educação

Na area da educação, o trabalho mostra que houve avanços em relação à escolaridade da população negra. Em 20 anos (1988 – 2008), a média de anos de estudos de pretos e pardos, com idade superior a 15 anos, aumentou de 3,6 para 6,5 anos. Em relação ao acesso ao ensino superior, os números são mais expressivos: entre as mulheres negras passou de 4,1% para 20% e entre os homens negros, de 3,1% para 13%.

No entanto, em 2008 quase metade das crianças afrodescendentes de 6 a 10 anos estava fora da série adequada, contra 40,4% das brancas. Na faixa de 11 a 14 anos, o porcentual de pretos e pardos atrasados subia para 62,3%.

FONTE: Agência Câmara de Notícias

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias