O achatamento das aposentadorias, somado a alta da inflação no preço dos alimentos, têm aprofundado a crise no orçamento de quem já dedicou décadas ao serviço público. Em 2024, enquanto os servidores da ativa receberam reajustes apenas nos benefícios sociais, muitos aposentados e pensionistas tentavam equilibrar as contas para evitar a insegurança alimentar.
O auxílio alimentação é cortado de forma automática no momento da aposentadoria, o que compromete o sustento desses trabalhadores. A exclusão é ainda mais injusta quando se leva em conta que ano após ano o poder de compra dos aposentados é cada vez menor. Sem contar o fato que com o avanço da idade, é comum o aumento dos gastos com medicamentos, dietas específicas e cuidados relacionados à saúde.
Diante desse cenário, está em andamento uma proposta legislativa que pede a criação de uma lei para garantir o auxílio alimentação aos servidores públicos aposentados. A iniciativa está aberta para apoio popular na plataforma e-Cidadania do Senado.
Para apoiar a proposta, basta acessar o link:
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=200691&voto=favor
A alimentação é uma necessidade básica e a criação desse auxílio vai representar, em muitos casos, a possibilidade de evitar recorrer a empréstimos consignados para pagar a conta do mercado.
A aprovação da proposta seria um passo importante na valorização dos aposentados. O apoio da população pode fazer a diferença para que o Senado leve adiante essa pauta. Quanto maior o número de assinaturas, mais força ganha a reivindicação.