Ativistas brasileiros da Flotilha de Solidariedade à Gaza retornam ao Brasil

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Os brasileiros que participaram da Global Sumud Flotilha estão de volta ao país após mais de 40 dias de missão internacional em solidariedade ao povo palestino. A CSP-Conlutas esteve presente nesta quinta-feira (9), no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), para receber a delegação, que inclui os representantes da central, Magno de Carvalho e Bruno Gilga.

A flotilha, composta por ativistas de diversos países, partiu de Barcelona (Espanha) com o objetivo de levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza e denunciar o bloqueio imposto por Israel, que impede a entrada de alimentos, medicamentos e suprimentos essenciais à sobrevivência da população palestina.

Durante o percurso, as embarcações foram interceptadas, ilegalmente, pela Marinha israelense, e dezenas de ativistas foram detidos. A última leva de integrantes da Flotilha foi libertada no dia 07/10, composta majoritariamente por militantes de países do chamado “Sul Global”, evidenciando o caráter racista e discriminatório da política israelense até mesmo no tratamento dado aos prisioneiros.

Na última terça-feira (7), completaram-se dois anos dos ataques de Israel à Faixa de Gaza, que deixaram um rastro de morte e destruição. De acordo com estimativas oficiais, 66 mil palestinos foram mortos, número que pode ser dez vezes maior segundo estudos independentes. Mulheres e crianças representam mais da metade das vítimas.

Com cerca de dois milhões de habitantes, Gaza enfrenta colapso do sistema de saúde, fome generalizada e destruição de mais de 90% da infraestrutura após sucessivos bombardeios.

Ao recepcionar os ativistas, a CSP-Conlutas e demais organizações solidárias reafirmam o compromisso internacionalista da classe trabalhadora, que reconhece a luta palestina como parte da luta global contra todas a opressão e o imperialismo.

O Sindsef-SP manifesta sua solidariedade e apoio à causa palestina, somando-se às vozes que exigem o fim do bloqueio a Gaza e o fim do genocídio do povo palestino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

#EmCasaComSesc

O Sesc São Paulo apresenta uma série dedicada à sétima arte, o Cinema #EmCasaComSesc, com exibição gratuita de filmes em streaming e curadoria do CineSesc. Toda semana, novos títulos são

24/fev, 9h – Assembleia dos servidores do MS

24 de fevereiro, terça-feira, às 9h, servidores do Ministério da Saúde realizam assembleia presencial, no auditório do Sindserv/Guarujá, situado à Rua Manoel Hipólito do Rêgo, nº 84, Guarujá/SP. Pauta:– Informe