Cinema soviético e russo em destaque na 11ª Mostra Mosfilm; com entrada gratuita em São Paulo

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Mostra Mosfilm celebra 80 anos da Vitória e 50 anos de carreira de Shakhnazarov

Cinéfilos de São Paulo já podem se preparar para uma verdadeira imersão na história e na arte do cinema soviético e russo. A 11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo acontece entre os dias 12 e 23 de novembro, dividida entre a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo (CCSP). Neste ano, o evento celebra os 80 anos da vitória sobre o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial e os 50 anos de carreira do consagrado cineasta Karen Shakhnazarov, presidente do Estúdio Mosfilm.

Com entrada gratuita na Cinemateca e ingressos a preços simbólicos no CCSP, a Mostra traz 16 longas e um curta-metragem, incluindo obras-primas restauradas que marcaram a história do cinema mundial.

Homenagens e destaques

A sessão de abertura será uma homenagem especial a Karen Shakhnazarov, com exibição dupla do curta “Devaneio de Primavera” (1975), sua estreia na direção, e do longa “Dia de Lua Cheia” (1998), um drama envolvente de atmosfera surreal. Também fazem parte da homenagem “O Mensageiro” (1986), “O Assassino do Czar” (1991) — estrelado por Malcolm McDowell — e o mais recente trabalho do diretor, “No Submundo de Moscou” (2023).

Outro destaque é o épico “Libertação”, de Yuri Ozerov, um marco do cinema soviético sobre a Segunda Guerra Mundial. Composto por cinco longas restaurados em 4K, o filme narra as grandes batalhas e eventos decisivos que levaram à derrota da Alemanha nazista, como a Batalha de Kursk, a libertação de Kiev e a tomada de Berlim. Também estarão na programação as produções restauradas “O Caminho para Saturno” e “O Fim de Saturno” (ambas de 1967), dirigidas por Villen Azarov.

Entre os clássicos imperdíveis, estão “O Encouraçado Potemkin” (1925), de Serguey Eisenstein, que completa 100 anos em 2025; “A Queda da Dinastia Romanov” (1927), de Esfir Shub; “Geração de Vencedores” (1936), de Vera Stroeva; “Michurin” (1948), de Aleksandr Dovzhenko; e a ficção científica “O Segredo da Noite Eterna” (1955), de Dmitry Vassilev.

Para além do cinema

A Mostra também conta com programação paralela gratuita, que amplia a experiência cultural. A artista Nadia Starikoff apresenta a instalação “Entre Mundos: A Membrana”, além de ministrar uma oficina de pintura de Matryoshkas. Haverá ainda uma exposição de pôsteres de filmes soviéticos e russos, workshop de danças folclóricas russas com o Grupo Volga, aulas introdutórias de idioma russo com Cinthia Lopes e uma feira do Leste Europeu com comidas e artesanato típicos.

Um estúdio centenário

Fundado em 1924, o Mosfilm é um dos estúdios mais antigos do mundo e responsável por mais de 2.500 longas-metragens, incluindo obras de mestres como Eisenstein, Tarkovsky e Bondarchuk. Hoje, o estúdio segue ativo e tecnologicamente avançado, preservando seu legado enquanto apoia novas produções.

Programação

12 a 16/11Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 133 – Vila Clementino)
19 a 23/11Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade)

Filmes em exibição
“O Encouraçado Potemkin” (1925)
“A Queda da Dinastia Romanov” (1927)
“Geração de Vencedores” (1936)
“Michurin” (1948)
“O Segredo da Noite Eterna” (1955)
“O Caminho para Saturno” (1967)
“O Fim de Saturno” (1967)
“Libertação” (1968–1971, em 5 partes)
“Devaneio de Primavera” (1975)
“O Mensageiro” (1986)
“O Assassino do Czar” (1991)
“Dia de Lua Cheia” (1998)
“No Submundo de Moscou” (2023)

Mais informações
Facebook e Instagram: @cpcumesfilmes
E-mail: contato@cpc-umes.com.br


A Mostra Mosfilm é uma oportunidade de mergulhar em um cinema que marcou gerações e ajudou a moldar a memória política e estética do século XX. Vale conferir, refletir e se emocionar com produções que unem arte, história e resistência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Esplanada dos Ministérios. Foto: Group Publishing

Ponto facultativo do Dia do Servidor é antecipado para 27 de outubro

O Sindsef-SP informa que o ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público, tradicionalmente celebrado em 28 de outubro, foi antecipado para segunda-feira, dia 27, conforme estabelece a Portaria nº 9.783/2024 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).