Espaços clássicos vão além da exibição para discutir cinema e formar público
Cineclubes são lugares que vão além da simples exibição do filme. Também se preocupam com a formação de plateia, com a discussão de temas atuais por meio do cinema, com a difusão e com a preservação.
Por dois anos consecutivos, a eleição do Guia Folha, dois símbolos entre as salas de cinema ficaram empatados como os melhores na categoria cineclube/sala especial: Cinemateca Brasileira e Cinesesc
Em suas duas salas de cinema (mais o espaço com uma tela ao ar livre), a Cinemateca exibe mostras de diferentes cinefilias e homenagens a grandes nomes. Também faz mostras acompanhadas de cursos online sobre a história do cinema brasileiro.
Na infraestrutura, adquiriu novos equipamentos de acessibilidade. Além das salas de cinema, a sede da Vila Clementino tem o centro de documentação e pesquisa. Recentemente, começou a recuperar o acervo do Canal 100.
Na rua Augusta, o Cinesesc também tem uma preocupação com a memória do cinema e com o restauro. Mensalmente, exibe uma sessão restaurada de uma cópia no raro formato de 35 mm. Além de promover cursos online.
Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, região sul, @cinematecabrasileira
Confira a programação de agosto
Cinesesc
R. Augusta, 2.075, Cerqueira César, região central, @cinesescsp