Cultura em greve | Carta aberta à população

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

A Cultura RE-Voltou – É GREVE PORQUE É GRAVE! PARAR AGORA PRA NÃO PARAR DE VEZ

Em defesa dos serviços públicos e pela valorização dos servidores

A cultura é um direito de todas e todos. Está presente em nossas festas, nas formas de expressão, nos saberes e fazeres, nas manifestações religiosas, nas artes e na maneira como vivemos em comunidade. É parte fundamental de nossa identidade como povo e instrumento para projetarmos novos futuros com mais justiça, diversidade e pertencimento.

Por isso, os serviços públicos prestados pelas trabalhadoras e trabalhadores que atuam para garantir a proteção, a divulgação e o acesso aos serviços culturais Brasil afora são tão importantes.

Mas esse trabalho essencial vem sendo dificultado pelas sucessivas políticas de desmonte dos serviços públicos. Além disso, o número de servidores é cada vez menor, e a sobrecarga de trabalho se intensifica. A evasão de profissionais cresce diante da ausência de um plano de carreira, dos salários defasados e da falta de concursos públicos. Em seu lugar, aumenta a contratação de temporários, o que fragiliza a continuidade e a qualidade das políticas culturais.

Precarizar esses serviços é atacar diretamente os direitos da população. É negar à sociedade o acesso à cultura, à memória, à identidade, ao bem viver.

Por isso, nós, servidoras e servidores da Cultura, estamos mobilizados nacionalmente para exigir do governo federal a valorização de nossas carreiras e a retomada de investimentos públicos no setor.

A deflagração da greve é fruto de um longo processo de reivindicações não atendidas e falta de diálogo no processo de reestruturação das carreiras dos servidores do MinC.

Acumulamos há mais de 20 anos diversos acordos não cumpridos e um descaso monumental governo após governo. Desde agosto de 2024, oito reuniões com representantes da categoria foram desmarcadas, e o silêncio do governo já se arrasta por mais de 250 dias.

Portanto, trata-se de uma mobilização legítima por condições dignas de trabalho, valorização profissional e reconhecimento da importância do serviço público na área da cultura.

APOIE ESSA LUTA!

  • Serviços públicos, gratuitos e de qualidade para melhor atender a população!
  • Valorização dos Servidores!
  • Plano de carreira!
  • Recomposição salarial!
  • Melhores condições de trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias