Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia dos Povos Indígenas

Evento recorrente ver todos

19 abril 00:00 23:59

19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas, uma data oficial para lembrar a importância da diversidade cultural, mas, sobretudo, um dia que marca a luta e a resistência desses povos pela vida, em defesa de seus territórios, sua cultura, seus costumes e sua ancestralidade.

Criada em 1943 com o nome de Dia do Índio, em 2022 a data mudou de nome em resposta à reivindicação do movimento indígena. A palavra ‘indígena’ significa ‘originário’ e correspondente ao nativo de um local específico. A alteração fortalece a identidade étnica e pertencimento aos povos.

Durante muitos anos, a data cívica distanciou-se da luta pela garantia de direitos, assim como da imagem que retrata o genocídio de vários povos, desde a conquista dos europeus. Mas, o movimento indígena a cada ano chama atenção para suas pautas.

Discriminados, perseguidos e com seus direitos negados, os povos indígenas protagonizam lutas que ganham destaque em todo o cenário nacional e internacional.

O Sindsef-SP apoia as lutas dos povos indígenas, porque considera que são resistência pela vida, por direitos e soberania nacional.