Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Nacional da Saúde

Recurring Event ver todos

5 agosto Dia inteiro

O dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, foi definido em homenagem a data de nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que deu origem a atual Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e se destacou pelo enfrentamento às epidemias durante o século XX.

 A data, oficializada e inserida no calendário oficial brasileiro através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável.

Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso. Portanto, a saúde não é isolada da realidade. Não há como ter saúde sem emprego e salário dignos, sem descanso remunerado, sem férias, com fome etc.

A Fiocruz é parte do Sistema Único de Saúde, que nasceu como resultado de uma forte mobilização popular por uma saúde pública, de qualidade e universalizada no país.

Apesar do desmonte dos serviços públicos, mais de 70% da população depende do SUS. E são os trabalhadores do SUS, mesmo com condições precárias de trabalho e falta de valorização profissional, que salvam milhares de vidas todos os dias. É urgente valorizar o SUS e seus trabalhadores!

Viva a saúde pública! Viva o SUS! Viva os trabalhadores da saúde!

Em defesa dos serviços públicos! Por emprego e vida digna!