Festival Dona Ruth celebra o teatro negro com apresentações gratuitas em São Paulo

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Após três anos de pausa, o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo volta à cena na capital paulista. A quarta edição do evento começa nesta sexta-feira (17) e segue até o dia 26 de outubro, com oito espetáculos gratuitos que celebram a potência da arte negra no Brasil e no exterior.

Espetáculo ‘Terra Brasilis Top Trans Pindorâmica’, da Cia. Sacana de Teatro e Dança, trata sobre a vida de trans e travestis.
Foto: Veni Barbosa/Divulgação

Criado em 2019 pela gestora cultural Ellen de Paula e pelo dramaturgo Gabriel Cândido, o festival homenageia Ruth de Souza (1921–2019), atriz pioneira das artes cênicas brasileiras e primeira mulher negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1945. Sua trajetória marcante no teatro, na televisão e no cinema inspira a proposta do evento: valorizar o protagonismo negro nas artes e ampliar o acesso à cultura.

Depois de edições presenciais, remotas e híbridas, o festival retorna em 2024 com patrocínio obtido por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e curadoria de Gabriel Cândido e da atriz Soraya Martins. Nesta edição, o Dona Ruth conta pela primeira vez com espetáculos internacionais, ampliando o diálogo entre as produções afro-brasileiras e latino-americanas.

Entre as atrações estrangeiras estão Kid Chocolate, do grupo Ritual Cubano Teatro, que retrata a trajetória de um boxeador em busca do paraíso (25 e 26/10, no Sesc 24 de Maio), e Atarugao Rostros Invisibles, montagem da Fundación Afrocolombiana Casa Tumac (Colômbia), que mistura dança contemporânea, teatro e música afro do Pacífico colombiano (22 e 23/10, no Itaú Cultural).

A programação nacional traz seis espetáculos. O destaque da abertura é Herança, da Cia. Burlantis, de Belo Horizonte, com o artista Maurício Tizumba celebrando 50 anos de carreira sob direção de Grace Passô (17/10, às 19h, no Itaú Cultural). Já o Instituto Brasileiro de Teatro recebe Terra Brasilis Top Trans Pindorâmica, da Cia. Sacana de Teatro e Dança (23/10, às 20h), que aborda as vivências de pessoas trans e travestis. No Sesc Bom Retiro, o Grupo Sutil Ato apresenta Danúbio (24 e 25/10, às 20h), peça que reflete sobre as transformações do pensamento da infância à vida adulta.

Além das apresentações, o festival oferece oficinas, mesas de debate e lançamentos, promovendo a troca de experiências entre artistas e o público.

4ª Edição Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo
De 17 a 26 de outubro de 2024
Locais diversos – incluindo Itaú Cultural, Sesc 24 de Maio e Sesc Bom Retiro
Entrada gratuita (ingressos pelo site do Itaú Cultural ou retirados nas bilheterias uma hora antes das sessões)
Programação completa: @donaruth.ftnsp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias