Um grande ato será realizado neste domingo, 5 de outubro, em São Paulo, em solidariedade ao povo palestino e pela libertação dos ativistas sequestrados pela marinha de Israel na Flotilha Global Sumud. A concentração será às 11h no MASP, com caminhada até a Praça Roosevelt.

O protesto se soma à onda de mobilizações que tomou ruas do mundo inteiro nos últimos dias, após o sequestro da flotilha que levava ajuda humanitária a Gaza. Desde quarta-feira (1º), manifestações se espalharam por Roma, Bruxelas, Londres, Berlim, Barcelona, Istambul, Atenas, Madri, Buenos Aires, Montevidéu e muitas outras cidades.
Na Itália, milhares de pessoas ocuparam praças, escolas e universidades exigindo o fim dos acordos com Israel. A pressão foi tamanha que a CGIL, maior central sindical do país, convocou uma greve geral para esta sexta-feira (3). Em Portugal, o movimento de solidariedade convocou protestos em frente à embaixada israelense e em mais doze cidades.
Enquanto isso, centenas de ativistas da flotilha permanecem detidos no porto de Ashdod. A missão reunia cerca de 500 pessoas em 44 barcos civis vindos de diversos países, inclusive 15 brasileiros. Imagens divulgadas pela organização mostram navios de guerra israelenses rebocando as embarcações.
A ação israelense foi reconhecida como “sequestro ilegal” pela relatora especial da ONU para a Palestina, Francesca Albanese, que denunciou a cumplicidade das potências ocidentais.
O Sindsef-SP se soma ao chamado internacional:
• Liberdade imediata a todos os ativistas sequestrados!
• Fim do genocídio contra o povo palestino!
• Que o governo Lula rompa imediatamente as relações com Israel e imponha sanções!
• Palestina Livre, do Rio ao Mar!
Domingo (5), às 11h – Concentração no MASP, com caminhada até a Praça Roosevelt




