Manifesto dos Aposentados e Pensionistas do Sindsef-SP em repúdio à política salarial do Governo Lula

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Nós, aposentados e pensionistas da base do Sindsef-SP, reunidos em assembleia realizada no dia 7 de novembro de 2025, manifestamos nosso repúdio à política salarial do governo Lula, que mais uma vez deixa este setor à margem ao promover reajuste apenas no auxílio-alimentação, benefício que contempla exclusivamente servidores e servidoras da ativa.

Essa decisão repete a política salarial de 2024, quando o governo também limitou o reajuste aos benefícios, sem qualquer correção nos salários. À época, diante dessa exclusão, defendemos a criação do auxílio-nutrição, como alternativa para amenizar as perdas e evitar a repetição dessa desigualdade. No entanto, o auxílio não foi implementado e em menos de dois anos, o governo Lula voltou a oferecer reajuste apenas no benefício.

Ao se aposentar, servidoras e servidores enfrentam perdas de até 30% em sua renda, resultado da taxação das aposentadorias e da perda dos benefícios adicionais. O que já era difícil torna-se ainda mais grave com a política do governo Lula de restringir reajustes apenas aos benefícios sociais, aprofundando a desigualdade e o desrespeito com quem dedicou sua vida ao serviço público.

Sentimo-nos novamente traídos e desrespeitados por um governo que se diz comprometido com os trabalhadores, mas mantém políticas que penalizam justamente aqueles que se dedicaram a promover às políticas de Estado para o povo brasileiro.

Reafirmamos também nosso descontentamento com as entidades nacionais que assinaram o acordo rebaixado, legitimando a exclusão dos aposentados e pensionistas e se distanciando das necessidades reais da categoria.

A maioria dos aposentados sobrevive com baixos salários, enfrenta endividamento crescente com empréstimos consignados e vê os planos de saúde se tornarem inacessíveis. Muitos são obrigados a escolher entre comprar alimentos ou medicamentos, o que evidencia a urgência de medidas que nos devolvam a dignidade.

Entre as reivindicações históricas dos aposentados e pensionistas estão a paridade salarial com os servidores da ativa, o cumprimento do Estatuto do Idoso, o fim das contribuições previdenciárias que incidem sobre os proventos, a criação do auxílio-nutrição específico para aposentados e pensionistas, o fim da discriminação nos planos de saúde, com reajustes abusivos, e a isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos dos servidores aposentados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias