É com imenso pesar que o Sindsef-SP recebe a notícia do trágico acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho, na BR-153, em Porangatu (GO). A colisão envolveu um caminhão e um dos ônibus que transportava estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) rumo a Goiânia (GO), onde participariam do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE). Cinco pessoas perderam a vida — entre elas, três estudantes e o motorista do ônibus. O condutor da carreta também não resistiu aos ferimentos.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão invadiu a pista contrária e colidiu de frente com o primeiro dos quatro ônibus do comboio, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. Com o impacto, cinco pessoas morreram no local. Uma sexta vítima está em estado gravíssimo e outras quatro foram hospitalizadas em estado grave no Hospital de Alvorada, no Tocantins. O passageiro do caminhão também foi socorrido em estado grave. Um segundo ônibus chegou a ser atingido, mas sem vítimas. Os dois outros veículos do comboio não se envolveram no acidente.
As vítimas integravam uma caravana estudantil que participaria do CONUNE. Congresso para o qual, inclusive, delegações de jovens ligados à CSP-Conlutas — central sindical à qual o Sindsef-SP é filiado — também se encaminham, com o objetivo de defender um movimento estudantil combativo, organizado pela base e independente.
Neste momento de profunda dor, o Sindsef-SP se solidariza com os familiares, amigos, colegas e toda a comunidade acadêmica da UFPA. Também nos unimos à CSP-Conlutas e aos movimentos estudantis que lutam por uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva — sonho que motivava os jovens que partiram de forma tão prematura.
Que a memória dessas vítimas permaneça viva em nossas lutas.
Welfesom Campos Alves, Leandro Souza Dias, Ana Letícia Araújo Cordeiro e Ademilsom Militão, PRESENTES!
Sindsef-SP – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado de São Paulo