Governo altera normas para participação de PcD em concursos

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

O Diário Oficial da União publicou o Decreto 12.533/2025, que atualiza o Decreto nº 9.508/2018 sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcDs) em concursos públicos e processos seletivos no âmbito da administração pública federal. 

Pessoas trabalhando no escritório. Foto: Kampus Production/Pexels

O texto do novo decreto, publicado em 26/06, reforça as garantias de igualdade de condições e acessibilidade, já existentes, desde o momento da inscrição até o exercício do cargo. A norma determina que órgãos e entidades públicas deverão garantir a acessibilidade no local de trabalho e, se for o caso, promover adaptações razoáveis, conforme parecer de equipe multiprofissional.  

Outra mudança é que os resultados dos concursos devem ser publicados em listas separadas (ampla concorrência e vagas reservadas), com pontuação e classificação.  

O decreto também determina que, em caso de desistência ou desclassificação de um candidato PcD, a vaga deve ser ocupada pelo próximo da lista de pessoas com deficiência, se houver.  

Nos concursos que exigem prova física, será obrigatória a participação de uma equipe multidisciplinar, composta por pelo menos três profissionais — sendo um médico —, para avaliar as adequações para PcD e emitir parecer sobre a compatibilidade do candidato com o cargo pretendido.  

Confira, abaixo, as principais alterações introduzidas pelo Decreto nº 12.533/2025, conforme a atualização do Decreto nº 9.508/2018, para reforçar a participação de pessoas com deficiência (PcD) em concursos públicos federais:   

Quadro comparativo 
Tema Decreto 9.508/2018  Decreto 12.533/2025 
 Como era Como ficou 
Publicação dos resultados Lista única com todos os candidatos Duas listas: ampla concorrência e vagas reservadas 
Preenchimento de vagas Vagas reservadas podem ir para ampla concorrência se não houver candidatos PcD  Mesma regra, mas com detalhamento também para cadastro reserva  
Provas físicas Critérios podem ser iguais aos da ampla, com previsão em edital  Critérios só podem ser iguais se houver adaptações necessárias  
Equipe de avaliação Três profissionais, todos da carreira do cargo pretendido, incluindo um médico Três profissionais, de diferentes áreas, atuantes nas áreas das deficiências que o candidato possuir, incluindo um da área médica. 
Acessibilidade no trabalho Obrigatória quando requerida Obrigatória, e órgãos podem oferecer condições adicionais de inclusão 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias