Novo golpe do WhatsApp pode banir sua conta da rede social; entenda

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

“Software malicioso” é capaz de infectar o computador do usuário e comprometer dados

‘Software malicioso’ é capaz de infectar o computador do usuário e comprometer dados. Imagem: Portal de Notícias

Um novo golpe que circula pelo WhatsApp usa arquivos compactados no formato .zip para espalhar um vírus que pode comprometer dados e até levar ao banimento da conta dos usuários. As informações são do TechTudo.

O malware (software malicioso) chamado SORVEPOTEL infecta o computador e se espalha automaticamente entre os contatos da vítima por meio de mensagens no aplicativo.

O vírus transforma o dispositivo em um vetor de infecção. Mesmo sem saber, o usuário passa a encaminhar a mesma mensagem com o arquivo malicioso para toda a lista de contatos — o que pode ser interpretado pela Meta como comportamento de spam, resultando na suspensão da conta.

Como funciona o golpe

O golpe começa a partir do envio de uma mensagem aparentemente legítima, acompanhada de um arquivo .zip. Dentro dele, há um atalho malicioso com extensão .lnk. Ao ser executado, o malware se instala no computador e permanece ativo mesmo após reinicializações.

O vírus também consegue driblar antivírus básicos e atua de forma autônoma para se disseminar via WhatsApp Web, Desktop ou mobile. Nomes de arquivos são usados para enganar e vítima. A mensagem pode chegar com comando como “baixa o zip no PC e abre” e conter nomes como sugestivos como “ORCAMENTO_081025.zip”.

Pequenas empresas e empreendedores que usam computadores com Windows e acessam o WhatsApp na versão web estão entre os principais alvos, mas usuários comuns também estão vulneráveis.

Como se proteger

Para evitar cair no golpe, é preciso estar atento às mensagens recebidas. Nunca abra arquivos ou links recebidos sem confirmação direta com o remetente, mesmo que a mensagem tenha vindo de alguém conhecido.

Outras recomendações são:
Desative o download automático de arquivos no WhatsApp
Mantenha o sistema operacional, navegador e antivírus atualizados
Verifique se o domínio de links recebidos é legítimo.
Caiu no golpe? Saiba o que fazer

Se você abriu o arquivo e suspeita que foi infectado, o primeiro passo é desconectar o dispositivo da internet. Colocar o aparelho em modo avião também é uma alternativa válida.

Após isso, siga esses passos:
Faça uma varredura completa com um antivírus confiável
Se necessário, procure suporte técnico especializado
Em ambientes corporativos, comunique imediatamente o setor de TI ou segurança da informação
Tente recuperar o WhatsApp reinstalando o aplicativo e registrando o número novamente
Caso envolva transações financeiras, notifique o banco e registre um boletim de ocorrência, que pode ser feito pela internet.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Nota de Pesar | Aparecido Pereira de Almeida

É com profundo pesar comunicamos o falecimento do servidor Aparecido Pereira de Almeida, ocorrido nessa segunda-feira, 11 de outubro de 2025. Aparecido fez parte do quadro de servidores do Ipen,

Mostra de sétima arte cubana

A Biblioteca Latino-Americana e o Consulado de Cuba em São Paulo apresentam a Mostra de Sétima Arte Cubana, entre 22 e 26 de outubro. O público poderá mergulhar na riqueza