Servidores federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que nasceram em outubro precisam ficar atentos: o prazo para realizar a prova de vida obrigatória vai até 31 de outubro. Quem não fizer o procedimento dentro do período poderá ter o benefício suspenso.
A prova de vida pode ser feita presencialmente, na Unidade de Gestão de Pessoas do órgão de origem ou na agência bancária em que o pagamento é recebido, mediante apresentação de documento com foto e CPF.
Outra alternativa é realizar o processo pelo aplicativo SouGov.br, disponível para Android e iOS. Nesse caso, é necessário que o beneficiário possua biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Em algumas situações, movimentações recentes na conta podem validar o procedimento de forma automática.
Quem não possui biometria, enfrenta dificuldades de locomoção ou possui outras limitações deve procurar a Unidade de Gestão de Pessoas para solicitar atendimento especial, que pode incluir visita domiciliar.
Em caso de suspensão
Caso o benefício seja suspenso, a Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Anasps) disponibiliza atendimento para reativação, recadastramentos excepcionais e esclarecimentos. O contato pode ser feito pelo e-mail anasps@anasps.org.br ou pelo telefone e WhatsApp (61) 3321-5651.