Servidoras e servidores do Ibama e do ICMBio em São Paulo participaram de assembleia virtual para discutir a intervenção no II Encontro Nacional da Ascema, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de maio, em Brasília. A atividade também contou com informes sobre a situação do processo de mudança de endereço do Ibama e da eleição da nova diretoria da Associação.
Luis Genova, servidor do Ipen e secretário-geral do Sindsef-SP, destacou a importância da construção de uma organização nacional forte, capaz de unificar e potencializar as lutas do funcionalismo. Genova falou da greve nacional dos servidores da cultura, que há 20 anos reivindicam a reestruturação de seu plano de carreira e lembrou os desafios enfrentados também pelos trabalhadores da área ambiental. Ele incentivou a assinatura da petição pública em apoio ao Plano de Carreira para os Cargos da Cultura (PPCult), como forma de fortalecer essa mobilização conjunta dos servidores públicos federais.
Na sequência, Claudio Fabi, da Ascema SP/PR, resgatou as conquistas históricas da categoria, resultado direto da mobilização e pressão sindical. Entre elas, os reajustes salariais obtidos nos acordos de 2003, 2008, 2012 e 2015; a conquista da gratificação de qualificação para analistas e técnicos em 2016; e a extensão da indenização de campo para todos os servidores da Sema, independentemente da região de atuação. Fabi reforçou que a luta é o único caminho para garantir e ampliar direitos.
Durante a assembleia, foram apresentados, debatidos e aprovados os temas prioritários a serem levados ao II Encontro da Ascema Nacional pelos representantes da Ascema SP/PR. Entre eles, a defesa da gratificação de atividade de risco, o adicional de fronteira, a regulamentação da indenização de campo, a criação de um Grupo de Trabalho para aprofundar essas pautas e a proposta de um grupo de trabalho sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), alteração de nomenclatura dos cargos e formato da Ascema nacional.
Outro ponto discutido foi a possível mudança de endereço da sede do Ibama em São Paulo. Apesar do superintendente reconhecer a resistência dos servidores e considerar a possibilidade de uma reforma no prédio atual como alternativa, a ideia ainda não foi descartado definitivamente pelo órgão.
Além de apontar pontos positivos da localização do prédio no Centro, o gestor pretende convidar servidores que estejam interessados em conhecer esse novo local, para uma avaliação.
Vera Elen, Secretária Geral da Ascema SP/PR, reafirmou a importância de lutar pela permanência no atual endereço. Um documento com essa posição será entregue ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, que estará em São Paulo nesta sexta-feira (16).
Por fim, a assembleia informou a publicação do edital para eleição da nova diretoria da Ascema SP/PR, com apresentação dos nomes que compõem uma chapa e abertura para novas inscrições. A votação ocorrerá no dia 9 de junho, das 9h às 15h.
O Sindsef-SP reafirma seu compromisso com a defesa dos interesses e direitos da categoria e reforça a necessidade de fortalecer as lutas em curso, construindo uma forte unidade nacional, para conseguir derrotar os ataques do governo.