10/12 – Lançamento da Campanha Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

O Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, será marcado pelo lançamento da Campanha Nacional Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais e da Pobreza.

Neste dia, a CSP-Conlutas e diversas entidades promovem um ato público na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, centro de São Paulo. O evento colocará em debate, além de outros pontos e encaminhamentos, a abertura de inquéritos e processos judiciais que movimentos sociais, organizações, coletivos, militantes, sindicatos e políticos vêm sofrendo.

A iniciativa se dá diante da escalada da violência e repressão das lutas que movimentaram o ano de 2013, sobretudo após as manifestações de junho, e da constante criminalização das mobilizações sociais por todo o país.

Além da Central, participarão a Comissão de Direitos Humanos da Alesp, a OAB – Seção São Paulo, Comissão Justiça e Paz de SP, Grupo Tortura Nunca Mais, Centro Santo Dias, Comissão Pastoral para o Serviço de Caridade, Justiça e Paz da Arquidiocese de SP, Instituto Herzog e Sindicato de Jornalistas de SP.

O Sindsef-SP apoia esta iniciativa e convida seus militantes a se somarem na atividade. A criminalização dos movimentos esteve na pauta do 18º Congresso do sindicato. Na mesa de saudação, Atnágonas Lopes, da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, comentou sobre a prisão de manifestantes durantes os processos de lutas deste ano: “Temos 2 estudantes da USP presos, porque fizeram uma ocupação exigindo democracia na universidade. Das manifestações de junho pra cá, há jovens presos políticos em penitenciárias no Rio de Janeiro”.

O ano de 2014, com megaeventos, leis antiterrorismo e repressão policial, promete muita luta na rua, e lutar não é crime, lutar é um direito!

Leia o panfleto de convocação da atividade.

Com informações da CSP-Conlutas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Cartão do Dia dos Aposentados

Feliz Dia dos Aposentados

O Sindsef-SP parabeniza os aposentados e as aposentadas pelo seu dia e reafirma seu compromisso na luta por paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, pelo cumprimento do Estatuto do Idoso, contra os ataques à previdência e pela recomposição salarial.

Crítica: filme Noites de Paris

Nesta crítica, saiba sobre o filme Noites de Paris, que se passa em 1981. No ano de eleições, comemorações se espalham pelas ruas e há um ar de esperança e mudança.