27º Congresso | Conjuntura: É preciso mobilização para fortalecer as negociações

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Paulo Barela, membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, fez uma análise de conjuntura com foco nos desafios que serão enfrentados pelos trabalhadores frente as alianças feitas pelo atual governo do PT com empresários e políticos de diferentes espectros, impondo mais compromissos com estes setores e aumentando os desafios para os trabalhadores.

Se por um lado celebramos a eleição de Lula é fundamental manter a independência das entidades na luta pelas reivindicações da categoria. É verdade que vemos nascer um governo com pautas progressistas, que abordam direito das mulheres, questões raciais, direitos dos povos indígenas e direitos humanos, mas os orçamentos destinados a essas pastas ainda são insuficientes para promover um combate efetivos aos ataques que estes grupos sofrem. 

Insuficiente também é o valor previsto para reajustar os servidores públicos, que amargam sete anos de congelamento salarial, sendo que a reivindicação de reajuste emergencial, de 26,94%, visa repor apenas as perdas dos quatro anos do governo Bolsonaro, mesmo que existam setores com perdas acumuladas superiores a 60%. 

A equipe de Lula apresentou uma proposta de 7,8%, visando usar somente o recurso previsto na LOA/2022 (Lei Orçamentária Anual), enviada por Bolsonaro/Guedes. Inclusive houve uma perda de 600 mil dessa verba, que passou de 11 bi e 800 milhões para 11 bi e 200 milhões de reais.

A falta de recursos seria facilmente sanada, se fosse revisto o pagamento dos juros e amortização da dívida pública, que em 2023 já abocanhou 482 bilhões de reais. Lembrando que ainda estamos em março.

Barela apontou de onde poderiam sair os recursos para conceder o reajuste, como verbas de restos a pagar, que acumulam cerca de 60 bilhões de reais e podem ser usadas no ano de 2023.   

Não falta dinheiro para garantir o reajuste emergencial e a recomposição dos benefícios sociais, mas esses recursos estão em disputa e para ter força nessa queda de braço é necessário promover mobilizações para fortalecer as entidades nas mesas de negociações para conquistar a reivindicação.

Leia também:

Abertura: Unificar a luta dos trabalhadores, mantendo a independência de classe foi o tema recorrente nas saudações das entidades convidadas

Grupos de discussão

Mesa de Combate às Opressões

Balanço e Planos do Sindsef-SP

Prestação de contas 

Plenária Final

Confira o álbum de fotos do 27º Congresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.