Trabalhadores da Cultura desocupam Funarte mas mobilização continua

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Os trabalhadores da cultura desocuparam, na última segunda-feira, 1º de agosto, o prédio da Funarte, no centro de São Paulo. Com o lema “É Hora de Perder a Paciência!”, eles ocuparam a sede da Fundação durante seis dias para exigir maiores investimentos na arte e na cultura no país.

Depois de deixarem o prédio, integrantes do Movimento dos Trabalhadores da Cultura (MTC), fizeram uma caminhada até a Avenida Paulista e realizaram um ato em frente ao Itaú Cultural. Formado por diversos grupos culturais do Estado nas áreas do teatro, circo, música entre outros, eles deram continuidade ao protesto, com muita música e encenações.

Os artistas não estão se contrapondo aos servidores públicos do órgão nem ao conjunto dos trabalhadores da Cultura. Durante anos buscaram o caminho da negociação por maiores investimentos para a área cultural, mas estão cansados com a enrolação do Governo Federal. O MinC, através da Funarte/SP, tentou neutralizar o movimento abrindo as portas para que a ocupação consentida ocorresse, mas sem nenhum respeito à luta destes artistas e sem qualquer intenção em atender as reivindicações pleiteadas.

A categoria luta por: programas estabelecidos em leis com orçamentos próprios, que estruturem uma política cultural contínua e independente; imediata aprovação das PEC 236, que prevê a cultura como direito social e PEC 150, que garante que o mínimo de 2% (40 bilhões de reais) do orçamento geral da União seja destinado à Cultura (hoje, são destinados apenas 0,2%); Imediata publicação dos editais de incentivo cultural que foram suspensos e descontingenciamento imediato da pequena verba destinada à Cultura.

Nós, do SINDSEF-SP, expressamos nossa solidariedade ao movimento dos Artistas de São Paulo. Vamos juntos exigir do Governo Federal mais verbas para a Saúde, Educação, Cultura, Reforma Agrária e todos os serviços públicos na Marcha dos Indignados que faremos a Brasília no dia 24 de agosto!

LUTAR É PRECISO. VAMOS MARCHAR UNIDOS
PARA MOSTRAR A NOSSA INDIGNAÇÃO
E JUNTOS EXIGIR O ATENDIMENTO DAS NOSSAS REIVINDICAÇÕES!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Aviso de recesso

Estaremos em recesso entre os dias 22/12 e 01/01 e em teletrabalho no dia 02/01, no horário das 8h às 17h, atendendo as demandas que surgirem.

RETROSPECTIVA 2025

O ano de 2025 foi de mobilização constante em defesa do serviço público e da valorização das servidoras e servidores. Diante da falta de avanços nas negociações salariais e do risco de aprovação de uma nova Reforma Administrativa, o Sindsef-SP manteve-se presente nas ruas, nos espaços de debate e no acompanhamento das mesas de negociação, atuando em conjunto com outras entidades e movimentos.

PL da Dosimetria escancara acordão entre direita, centrão e governo Lula para aliviar golpistas

A aprovação, a toque de caixa, do chamado “PL da Dosimetria” no Senado Federal é um vexame. O que se percebe não é um debate técnico, nem uma correção jurídica, mas um movimento político deliberado para reduzir penas, encurtar caminhos de responsabilização e abrir a porteira para uma anistia futura aos golpistas. Ainda que disfarçada de “calibragem”, trata-se de perdão ao que é imperdoável.