Aposentadoria Especial para Portadores de Deficiência Física

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

 

O SINDSEF-SP, agindo em substituição processual de seus associados portadores de deficiência, servidores públicos federais no Estado de São Paulo, impetrou, no dia 12 de maio de 2011, Mandado de Injunção Coletivo (MI 3883), com a finalidade de obter a concessão da injunção para reconhecer a inadimplência legislativa dos impetrados na regulamentação do direito à aposentadoria especial de acordo com o nível de comprometimento da deficiência, direito este previsto no art. 40, § 4º, inciso I, da Constituição Federal de 1988, que lhes permite a aposentadoria especial, mediante lei complementar.

O referido mandado foi distribuído para a Ministra Ellen Grace, relatora do processo. Os autos encontram-se conclusos com a Ministra, aguardando sua manifestação.

Em recente decisão, o ministro Celso de Mello do STF, relator do MI 1967, que trata do mesmo assunto, garantiu a aposentadoria especial de um portador de necessidades especiais, afirmando que “Não tem sentido que a inércia dos órgãos estatais ora impetrados, evidenciadora de comportamento manifestamente inconstitucional, possa ser paradoxalmente invocada, pelo próprio Poder Público, para frustrar, de modo injusto (e, portanto, inaceitável), o exercício de direito expressamente assegurado pela Constituição”, ao destacar que o Poder Público também transgride a autoridade superior da Constituição quando deixa de fazer aquilo que ela determina.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Aviso de recesso

Estaremos em recesso entre os dias 22/12 e 01/01 e em teletrabalho no dia 02/01, no horário das 8h às 17h, atendendo as demandas que surgirem.

RETROSPECTIVA 2025

O ano de 2025 foi de mobilização constante em defesa do serviço público e da valorização das servidoras e servidores. Diante da falta de avanços nas negociações salariais e do risco de aprovação de uma nova Reforma Administrativa, o Sindsef-SP manteve-se presente nas ruas, nos espaços de debate e no acompanhamento das mesas de negociação, atuando em conjunto com outras entidades e movimentos.

PL da Dosimetria escancara acordão entre direita, centrão e governo Lula para aliviar golpistas

A aprovação, a toque de caixa, do chamado “PL da Dosimetria” no Senado Federal é um vexame. O que se percebe não é um debate técnico, nem uma correção jurídica, mas um movimento político deliberado para reduzir penas, encurtar caminhos de responsabilização e abrir a porteira para uma anistia futura aos golpistas. Ainda que disfarçada de “calibragem”, trata-se de perdão ao que é imperdoável.