Ato em solidariedade ao povo Guarani Kaiowá em São Paulo

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Pelo menos 11 capitais do Brasil vão realizar Atos em solidariedade a luta do povo Guarani Kaiowá no dia 09 de novembro. Os protestos são em defesa desses índios, que lutam contra a liminar expedida pela Justiça Federal para que se retirem de suas terras, no Mato Grosso do Sul.Descrição: <--break-><--break->

 Em São Paulo, a atividade terá concentração às 13h, no Vão do MASP, na Avenida Paulista. Os manifestantes irão marchar até o TRF 3ª Região e destino final na sede da UNICA, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.179.

Convocado pelo Comitê Internacional de Solidariedade ao Povo Guarani Kaiowá, o ato vai contar com a presença da CSP-Conlutas e entidades filiadas, entre elas, o SINDSEF-SP. Durante a reunião da Coordenação Nacional da Central, entre os dias 26 e 28, o representante da comunidade indígena, Ladio Veron, veio buscar a solidariedade dos trabalhadores e denunciou a situação desumana que seu povo está vivendo. A Central aprovou uma resolução de apoio à luta dos Guarani Kaiowá. 

O extermínio dos povos indígenas do Brasil, bem como o desrespeito às suas tradições, continua sendo uma realidade. O caso da etnia mencionada veio à tona após a divulgação de uma carta onde os índios, diante da ameaça de expulsão de suas terras de origem, expõem seu drama e o desejo de continuarem vivos ou mortos na terra de seus antepassados: 

“Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação e extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais. Já aguardamos esta decisão da Justiça Federal. Decretem a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay e enterrem-nos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem mortos”.

 

Você, que não concorda com mais um derramamento de sangue de inocentes, venha para esta luta!

Pinte seu rosto, leve cartazes, faixas e banners e manifeste sua a indignação com a justiça brasileira.

Participe do Ato em solidariedade a luta do povo Guarani Kaiowá!

 

*Com informações da CSP-Conlutas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.