Exposição: Evandro Teixeira. CHILE 1973

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

De 21 de março a 30 de julho acontece a exposição CHILE 1973, Evandro Teixeira, dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro. A mostra gratuita no IMS Paulista reúne imagens da cobertura do golpe militar no Chile.

Chile 1973. Foto: Evandro Teixeira

O dia da abertura contará com uma conversa com o fotógrafo Evandro Teixeira, a jornalista Dorrit Harazim, que também esteve no Chile no mesmo período, e o curador da mostra Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS; seguida de visita à exposição.

As fotografias revelam uma cidade sitiada, ocupada pelas forças militares. Entre as imagens impactantes, estão as fotografias do Palácio de la Moneda bombardeado pelos militares, dos prisioneiros políticos no estádio nacional em Santiago e do enterro do poeta Pablo Neruda.

São cerca de 160 fotografias em preto e branco, livros, fac-símiles e outros objetos, como máquinas fotográficas. Além dos registros feitos no Chile, a exposição traz imagens produzidas por Evandro durante a ditadura civil-militar brasileira, em um diálogo entre os contextos históricos dos dois países.

Manifestação contra o regime militar no Brasil. Foto: Evandro Teixeira

“O marco fundamental talvez tenha sido o registro que realizou logo após o falecimento do grande poeta chileno Pablo Neruda perpassando pela clínica, o velório em sua residência depredada; e o enterro com grande participação popular, documentando a primeira grande manifestação contra o regime do general Augusto Pinochet.

O plano sequência construído do enterro de Neruda, associado às demais imagens que produziu na cidade, juntamente com o registro visual do regime militar no Brasil (1964 e 1968), compõem a estrutura central desta exposição, evidenciando a importância do fotojornalismo para a liberdade de expressão e testemunho da realidade”.

(ims.com.br)

Curadoria: Sergio Burgi

Assistente de curadoria: Alessandra Coutinho Campos

Pesquisa biográfica e documental: Andrea Wanderley

Pesquisa e organização do acervo: Alexandre Delarue Lopes

VISITAÇÃO

Entrada gratuita, de 21/3 a 30/7/2023

Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h.

Última admissão: 30 minutos antes do encerramento.

Local: IMS Paulista (Galeria 1 – 6º andar – Avenida Paulista, 2424, São Paulo/SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.