18/05: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída por meio da lei federal n° 9.970/2000, em memória do caso da menina Araceli Crespo.

Aos 8 anos de idade, Araceli foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Em 2023, completam-se 50 anos do crime que permaneceu impune.

A data reforça a necessidade de seguir no combate contra todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes.

No Brasil, a cada dia, 80 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual, física e/ou psíquica, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) .

Em 2023, de janeiro a abril, o ministério registrou 17,5 mil violações contra crianças e adolescentes através do “Disque 100”. Houve um acréscimo de 68% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 10,4 mil denúncias.

Os dados mostram que o lugar onde ocorre o maior número de violações é a casa da vítima ou de familiares, com mais de 5,9 mil denúncias e 10,7 mil violações.

O Disque 100 (Disque Direitos Humanos) recebe denúncias de violações de direitos humanos. A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.