Europa: Trabalhadores realizam Greve Geral contra planos de austeridade

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Os trabalhadores respondem nas ruas , com mobilização e greve geral, aos ataques impostos pelos governos, na forma de pacotes de austeridades. Duas greves prometem sacudir  a Europa: em Portugal nesta quinta-feira (22) e na Espanha no dia 29 de março.

 

 

Portugal contra “Troika”

No dia 22 de março, os trabalhadores de Portugal realizarão uma Greve Geral para enfrentar os planos de austeridade impostos pela chamada “Troika” (FMI, Banco Central Europeu, e Comissão Europeia) e aplicados pelo atual governo conservador do primeiro ministro, Pedro Passos Coelho. O objetivo do governo é implementar um vasto programa de privatizações, além de uma reforma na legislação trabalhista que facilite as demissões em favor dos empresários.

 

Planos de arrocho – No entanto, planos de austeridades estão conduzindo Portugal para o caminho da catástrofe social grega. A previsão é que o país enfrente neste ano uma recessão de 3,3%. Por outro lado, as medidas de austeridade arrastam consigo um aumento brutal do desemprego, da precariedade e resultam em mais desigualdades sociais. Hoje, mais de um milhão de trabalhadores estão desempregados (14,5% da população). Na juventude, o desemprego é ainda maior e atinge 35% dos jovens. A crise também provocou um rápido empobrecimento dos trabalhadores.

Mais de 25% da população encontra-se abaixo da linha da pobreza. Portanto, há razões de sobra para a revolta e para uma greve geral no país.

 

Na Espanha, manifestações massivas preparam a Greve Geral do dia 29

Meio milhão de espanhóis saíram às ruas em mais de 60 cidades, no dia 11 de março. Segundo os sindicatos, 450 mil manifestantes participaram de manifestações em Barcelona; 80 mil em Gijón; 70 mil em Sevilha; 50 mil em Málaga; 35 mil em Valência; 30 mil em Murcia; 25 mil em Córdoba e 20 mil em Alicante.

Estas manifestações só foram uma mostra do que está por vir. As principais centrais sindicais do país estão convocando uma nova Greve Geral para o dia 29 de março.

Os protestos são contra mais um plano de reforma trabalhista proposto pelo governo de direita de Mariano Rajoy. Pela proposta, que se encontra em discussão no Parlamento, as leis trabalhistas seriam modificadas para favorecer os patrões. As medidas permitem, por exemplo, que as empresas espanholas refaçam acordos coletivos, tenham mais flexibilidade para ajustar horários de trabalho e os salários dos trabalhadores, além de baratear as demissões eliminando multas e indenizações.

Essa já é a terceira reforma trabalhista apresentada pelo governo espanhol. Outras duas já tinham sido aplicadas pelo governo social-democrata de Luis Zapatero. Os planos de austeridade no país só aprofundam as desigualdades sociais e o desemprego. O índice de desemprego no país é de 22,85%, um dos maiores de toda a Europa.

 

Fonte: CSP-Conlutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.