Exposição fotográfica dos funcionários do Incra reúne imagens de trabalho, paisagens e comunidades rurais

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

 

[cincopa AwFA5Hsf_IBJ]

Resgate histórico traz a descoberta de uma cápsula do tempo enterrada durante a fundação do prédio do órgão em São Paulo

Um conjunto inédito de cenários e personagens captados pelas câmeras dos funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em São Paulo (INCRA/SP) pode ser visitado pelo público interno e usuários do serviços do órgão durante todo o mês de novembro. A exposição fotográfica intitulada “Imagens: Percepções e Intenções” foi aberta no último dia30 de outubro, no auditório da autarquia, com uma palestra do repórter fotográfico Douglas Mansur sobre técnicas básicas de Fotografia e dicas práticas sobre como utilizar esta importante forma de registro e expressão. 

A atividade é uma iniciativa da Associação dos Servidores do Incra em São Paulo (Assincra/SP), do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários em São Paulo (SindPFA/SP) e do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindsef-SP), em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro.

A Exposição reúne 110 trabalhos fotográficos dos funcionários do Incra, que mostram a diversidade dos olhares durante seu trabalho e cotidiano profissional. As fotografias expostas foram selecionadas dentre as mais de duzentas apresentadas num concurso interno promovido no Incra ao longo do mês de setembro. O perito federal agrário Paulo Araújo foi quem idealizou o concurso, do qual participaram servidores do Incra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), demais contratados e colaboradores a serviço do Incra.

Araújo destaca que o concurso provocou outros desdobramentos interessantes, além da exposição propriamente dita. Muitos álbuns e fotografias antigas foram encontradas ou apresentadas durante o concurso de fotografias, e geraram um interessante trabalho de reconstrução de memórias e descobertas – como a existência de uma cápsula do tempo enterrada durante a fundação do prédio do Incra. “Os colegas aposentados e os servidores mais antigos contribuíram para resgatar episódios interessantes a partir das fotos, alguns depoimentos foram detalhados e comoventes, foi uma pena que não gravamos, mas as lembranças são um material riquíssimo”, comenta.

Essa garimpagem em arquivos pessoais e da instituição resultou num painel especial com 41 fotografias de momentos significativos da história do Incra em São Paulo, que também integra a exposição. Há fotos históricas, como a inauguração da atual sede do Incra, e muitas nostálgicas, como imagens de pesados computadores do passado. A Exposição pode ser visitada pelo público no andar térreo do Incra.

 

Clique aqui e veja a apresentação das fotos que estão na exposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Cartão do Dia dos Aposentados

Feliz Dia dos Aposentados

O Sindsef-SP parabeniza os aposentados e as aposentadas pelo seu dia e reafirma seu compromisso na luta por paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, pelo cumprimento do Estatuto do Idoso, contra os ataques à previdência e pela recomposição salarial.

Crítica: filme Noites de Paris

Nesta crítica, saiba sobre o filme Noites de Paris, que se passa em 1981. No ano de eleições, comemorações se espalham pelas ruas e há um ar de esperança e mudança.