Ibama completa 35 anos: Servidores são pilares fundamentais na história do órgão e lutam por valorização profissional

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Em São Paulo a atividade, organizada pela Ascema SP-PR e pelo Sindsef-SP, começou com um café da manhã oferecido aos servidores. Na sequência, ocorreu a assembleia do setor, onde após a saudação dos convidados, foi exibido um vídeo, retratando a trajetória de luta dos servidores por valorização profissional. Mais do que uma simples retrospectiva, o vídeo ressalta o papel fundamental da luta na conquista de direitos trabalhistas e benefícios sociais ao longo dos anos.

A atividade ocorreu em um momento de mobilização da categoria pela reestruturação das carreiras do meio ambiente e por equiparação salarial com a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamentos Básicos). Os servidores não estão comemorando porque o governo não reconhece o valor do quadro funcional do Ibama e dos demais órgãos de proteção ao meio ambiente (MMA, SFB e ICMBio).

Após resistirem e evitarem a passagem da boiada, como pretendiam o governo Bolsonaro e Ricardo Salles, os servidores ainda lutam por condições dignas de trabalho e pela valorização da carreira, visando evitar a perda de profissionais que deixam o órgão em busca de melhores oportunidades.

Durante o evento, um fator comum nas intervenções dos servidores foi a crítica ao tratamento dispensado pelo atual governo Lula nas negociações, onde sua equipe apresenta propostas extremamente rebaixadas.

Na terça-feira, 27/02, às 10h, ocorrerá uma assembleia online da área ambiental para deliberar sobre a proposta apresentada na terceira mesa de negociação com Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
A unidade entre a Ascema SP-PR e o Sindsef-SP é muito importante para esse enfrentamento, pois ambas as entidades auxiliam na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores. O Sindsef-SP coloca sua estrutura jurídica e política a disposição dessa luta.

Foi lembrado que, durante uma greve no Ibama, o governo cortou o pagamento dos servidores. O Sindsef-SP emprestou dinheiro para os lutadores, enquanto o jurídico brigava pela restituição desses dias.

Delegados sindicais

O Sindsef-SP aproveitou a atividade no Ibama para eleger dois delegados de base para compor o Conselho Deliberativo da entidade e apresentar as demandas dos trabalhadores do órgão.

Ação de auxílio alimentação

O Departamento Jurídico do Sindsef-SP ganhou uma ação que trata do direito de reaver o auxílio-alimentação, que não tenha sido pago, nos afastamentos referentes a férias, licença-capacitação e licença para tratamento de saúde, no período entre janeiro de 1999 a outubro de 2023. Confira seus holerites e caso se enquadre procure o sindicato.

8 de março

Aproxima-se o Dia Internacional da Mulher, para marcar a luta contra o machismo e misoginia está sendo convocado um grande ato, com concentração no vão livre do Masp, a partir das 17h, no dia 8 de março. O Sindsef-SP convida servidoras e servidores a fortalecer a coluna do sindicato se somando a essa manifestação.

Confira o vídeo da Ascema SP-PR e do Sindsef-SP em homenagem aos 35 anos do Ibama:

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=izLo-o5Mmuw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.