Ditadura nunca mais! Livro mostra a trajetória de 15 mulheres que perderam familiares no regime militar

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

O livro “Heroínas desta História – Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura” apresenta histórias de vida e de luta de 15 mulheres impactadas pela violência de Estado durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). São retratadas camponesas, operárias, indígenas, mulheres de classe média e da periferia, do Sudeste ao Nordeste brasileiro.

Entre as homenageadas estão Clarice Herzog, Elizabeth Teixeira, Eunice Paiva, Clara Charf, a cacica xavante Carolina Rewaptu e Elzita Santa Cruz, que faleceu aos 105 anos, ainda durante o processo de produção do livro.

Produzida numa parceria entre Instituto Vladimir Herzog e Autêntica Editora, a publicação reconhece pela 1º vez no país o protagonismo de mulheres que lutaram por justiça ao denunciar os crimes de Estado cometidos no período da ditadura militar.

A obra, organizada por Carla Borges e Tatiana Merlino, foi inteiramente realizada por equipe feminina formada por jornalistas, sociólogas, fotógrafas e revisoras de diferentes gerações. Entre as autoras dos textos estão Fabiana Moraes, Laura Capriglione, Marina Amaral, Miriam Leitão e Silvia Bessa. O volume tem prefácio assinado pela psicanalista Maria Rita Kehl.

As 15 histórias evidenciam faces menos conhecidas da repressão e mostram que os braços armados do Estado atingiram, de diferentes formas, inúmeras famílias e grupos sociais em várias regiões do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Mato Grosso). À frente de todas elas, há sempre uma mulher que não se calou. Com base em uma extensa pesquisa, as organizadoras localizaram cerca de 70 mulheres que poderiam ser retratadas na obra, chegando-se aos 15 perfis finais a partir de critérios como idade, regionalidade e representatividade.

As mulheres retratadas são heroínas, mas não em sentido romântico ou idealizado. Ao contrário, mostra-se o heroísmo cotidiano, do quarto arrumado à espera do filho, da força de se reerguer e encarar outros desafios – fazer graduação, entrar na militância, mover ações contra os algozes – e, sobretudo, seguir caminhando de cabeça altiva.

A obra está à venda em livrarias de todo o país, lojas online e na versão e-book. Seguem algumas opções de compra: Martins FontesSaraivaLivraria da Travessa e Amazon.

*Com informações do Instituto Vladimir Herzorg
vladimirherzog.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.