Mobilização no IBAMA e avaliação da Cúpula dos Povos são discutidas em assembleia no órgão

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Os servidores do IBAMA e ICMBio na capital paulista se reuniram nesta terça-feira, 26/06, e definiram começar uma forte mobilização em todo o estado para avançar na Campanha Salarial 2012, com a perspectiva de aderir ao movimento grevista nacional do funcionalismo público.

Rio+20

No início da reunião, que ocorreu na sede do IBAMA, localizada na Rua Alameda Tietê, os trabalhadores que participaram da Cúpula dos Povos, durante a Rio+20, informaram como foi a atuação nas atividades. Segundo Margarida Sturaro, a participação foi avaliada por todos como positiva. “Foi um número bem significativo de servidores, fizemos várias atividades, inclusive no Cristo Redentor com a participação de 150 servidores”, disse.

A postura da ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, durante a Conferência das Nações Unidas também foi um assunto comentado. Durante o debate sobre o que o Brasil tem feito para combater o desmatamento, a ministra se exaltou depois da intervenção de ambientalistas, quando um deles levantou um cartaz com o desenho de uma motosserra e outro falou dos servidores do IBAMA, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente, que foram à Cúpula dos Povos com o slogan “500 na Rio+20”. A resposta de Teixeira foi aos gritos durante 10 minutos.

Em sua fala, a ministra levanta da cadeira para afirmar: “Eu sou servidora de plano de carreira, e antes de você gritar, grito eu! E eu estou gritando pela carreira”. Porém, Izabella Teixeira, apesar de ser da casa, não representa a categoria, representa o governo. Os servidores do IBAMA, com exceção da própria Teixeira, não estavam no debate (que foi filmado e divulgado na internet), tão pouco foram convidados para a Conferência.

Campanha salarial

Em seguida, foram dados informes do andamento das greves no país. Os presentes avaliaram a situação nacional e local da categoria, com destaque para o desmonte do órgão, os 10 anos sem reajuste e o valor insuficiente do Vale Refeição para uma cidade com alto custo de vida como São Paulo.

Engajados na luta, os servidores se organizaram e dividiram a tarefa de ligar para os 9 escritórios do IBAMA. Ficou definido que o grupo vai entrar em contato com os aposentados e os colegas das outras unidades para convidá-los para nova assembleia a ser realizada na próxima segunda-feira, 02/07, às 14h, naquele mesmo local.   

A mobilização começa hoje e será intensificada nesta próxima sexta-feira durante a festa junina do órgão.

 

Confira a pauta da assembleia:

– Informes gerais / análise de conjuntura;

– Mobilização dos servidores para “Proposta já!”;

– Encaminhamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Věra Chytilová e a Nouvelle Vague Tcheca – Parte 2

Os grandes acontecimentos políticos reverberam nas artes, influenciam e são influenciados pelos artistas. A Nouvelle Vague Tcheca é um exemplo. Foi um movimento de cinema diferente, radical e inseparável da Primavera de Praga, aquele “segundo soberbo”, na definição do escritor Milan Kundera.

Crítica: HOLY SPIDER (Aranha Sagrada)

Pré-selecionado ao Oscar, filme aborda caso real de serial killer que foi celebrado por matar mulheres no Irã. Conhecido como Spider Killer, o assassino acredita estar numa missão espiritual de limpar as ruas do pecado.