MTE: SINDSEF-SP atua contra ponto eletrônico e acordo de compensação de greve

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Ato durante greve no MTE

 

Os servidores do MTE, em 2010, realizaram uma greve nacional por 06 meses, cuja principal reivindicação foi cobrar o imediato cumprimento do acordo assinado em 2003 com o Governo Lula. Esse acordo previa a discussão e implantação do plano de carreira específico.
Mesmo com a vitória no julgamento do dissídio no STJ, quando foi reconhecida a legitimidade do pleito, os servidores não obtiveram nenhuma resposta por parte do governo, que mantém sua posição intransigente em não cumprir o acordo assinado. O Governo Dilma se recusa ainda em atender a pauta geral do funcionalismo na campanha salarial/2012, impondo na prática o congelamento salarial.
Compensação das horas de greve
Em 2011, a Condsef assinou um péssimo acordo com o Ministério do Planejamento e o MTE de reposição das horas de greve, sem consulta às bases, o que vem prejudicando sobremaneira a vida funcional de todos que participaram do movimento.  O governo, além de não cumprir o acordo, faz questão em punir aqueles que participaram desse movimento reivindicatório contando com a capitulação da Confederação. Este método de não consultar a base, passando por cima dos interesses da categoria, tem sido a prática dos dirigentes sindicais que defendem o governo e os patrões.
Ponto eletrônico
A Condsef e os sindicatos de base dirigidos pelos governistas têm silenciado em relação à política de implantação de relógio de ponto no MTE. Basta verificar que não há nenhum processo de resistência em MG e PE, assim como não houve em outros estados. Aqui em SP, o Sindsef além de denunciar o que está acontecendo, ingressou com ação judicial e aguarda uma decisão.
Evasão
O esvaziamento do órgão está comprometendo cada vez mais o desempenho das suas funções.  Este processo de evasão ocorre por vários motivos, entre eles: 1.  Os servidores recebem o menor salário da Administração Pública Federal, por isso os novos concursados partem em busca de outros órgãos com salários melhores; 2. Número significativo de aposentadorias, e não há nenhuma autorização para reposição dos cargos vagos e nem tampouco há previsão para realização de novos concursos; 3. Falecimentos – morrem uma média de 03 servidores (entre administrativos e auditores fiscais) por mês somente no estado de SP, e não há mecanismo algum de reposição do quadro.
As conseqüências são a sobrecarga de trabalho para os servidores e o atendimento debilitado para população devido à falta de funcionários para atender as demandas. Em razão disso, a resposta a um recurso do Seguro Desemprego pode demorar até 10 meses para que o trabalhador receba o seu dinheiro. Esta política de esvaziamento do órgão prejudica diretamente a população.
O Sindsef-SP, filiado a CSP-Conlutas, tem sido um dos poucos sindicatos da base da Condsef que faz oposição ao governo. É preciso construir oposições nos estados que sejam independentes do governo e dos patrões, que defendam um sindicato organizado pela base, onde as suas direções encaminhem apenas aquilo que a base quer. É preciso também construir uma Frente Nacional de Oposição para disputar a direção da Condsef.
Para que estas tarefas sejam cumpridas, é preciso que haja envolvimento da base nas atividades propostas pelos sindicatos. Um sindicato só é forte quando há participação da base.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.