O balé das palavras de Galeano (documentário – Vagamundo)

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Vagamundo tenta transpor em imagens a poesia das palavras. O documentário, em espanhol, traça um perfil do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano. Dirigido pelo cineasta brasileiro Felipe Nepomuceno, o filme traz depoimentos, inclusive do próprio homenageado, e leituras das obras dele, que falam às almas e emocionam os que pronunciam ritmicamente cada palavra.

Daí nasce o grande desafio, como ilustrar o texto poético de Galeano, simples e direto, com imagens. O balão que voa. Pessoas que giram no ar. As formigas em seu ritmo frenético entre galhos e pedrinhas minúsculas. A natureza, o céu, os caminhos. A música bem escolhida. Eis o cenário pronto para o balé das palavras de Galeano.

Um jornalista certa vez disse para Eduardo Galeano que ele tinha um olho no microscópio e outros no telescópio, o que lhe pareceu uma boa definição de suas intenções. Assim olha para o mundo, para o micro e o macro, para o perto e o longe, para a terra e para o céu, para o que não se olha comumente, mas merece ser olhado. Ele nos ensina a contemplar o micromundo, os anônimos, sem deixar de olhar para o universo.

Se Galeano nos ensina a olhar, ele também nos mostra o que é o ato escrever, é solidariedade ao dialogar com o outro e o mundo, é solidão enquanto elaboração da escrita. As culturas dos povos, o cotidiano desapercebido, a história e as histórias. Para contar as histórias, primeiro, é preciso ouvi-las. O que ele soube fazer muito bem, desde os tempos em que era um jovem nos bares uruguaios, onde aprendeu a ouvir e a deixar as palavras fluírem.

O mundo é feito de histórias, e vale a pena ouvir, ver e ler Eduardo Galeano. Assista ao filme Vagamundo em https://vimeo.com/500763044

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias