Pautas da Campanha Salarial 2022 são esclarecidas em Plenária Nacional

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Arte do Sindsef-SP para a Campanha Salarial Unificada 2022 Saiba o calendário de mobilização conjunto das entidades de diversas carreiras do funcionalismo público!

 

A primeira Plenária Nacional de Servidoras e Servidores Federais, realizada virtualmente ontem (27/01), marcou a intensificação da campanha salarial unificada de 2022, que tem a reposição salarial, revogação do teto dos gatos e o arquivamento da proposta de reforma administrativa como principais pautas. Servidores e servidoras de diversas categorias participaram.

A programação durou o dia quase todo e contou com uma intervenção técnica sobre o orçamento, organizada pelo consultor legislativo, Luiz Alberto dos Santos, que desmontou a narrativa criada pelo governo federal de que não há recurso para conceder reajuste salarial.

Na explanação da evolução remuneratória de 2017 a 2022, Luiz Alberto mostra que, desde 1995, a “política de reajustes diferenciados pela via de “reestruturações” de carreira substituiu, na prática, a revisão geral anual e sem distinção de índices”. Houve sucessivas reorganizações do quadro de pessoal e do plano de carreiras desde o ano de 1996. E, os últimos acordos de reajuste salarial, fruto das mobilizações, foram firmados no governo Dilma, sendo que, desde 2017, há perdas inflacionárias. Em sua apresentação (clique para acessar o PDF), ele explicou sobre essas perdas acumuladas e a necessidade da reposição, as limitações fiscais, as perspectivas e prazos.

No segundo horário, o ex-presidente da OAB e advogado da Fenanufe, Dr. Cézar Brito, abordou os aspectos jurídicos e o amparo legal da reivindicação em questão.

O calendário unificado de atividades organizadas pelas entidades que compõem o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e o Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) durante o mês de fevereiro foi divulgado na plenária. O objetivo é pressionar os parlamentares e o governo federal.

A primeira ação será um ato nacional em Brasília no dia 2 – retorno do recesso no Congresso Nacional – com as lideranças das entidades representativas do funcionalismo público federal. Entre os dias 5 e 11 de fevereiro serão realizadas plenárias regionais que decidirão sobre diversas iniciativas a serem realizadas dentro da campanha salarial. Já entre os dias 14 e 25 de fevereiro, vai acontecer a semana de mobilização com a realização das atividades definidas na plenárias regionais.

O Sindsef-SP está acompanhando o calendário de mobilização nacional e se prepara para realizar uma rodada de assembleias para discutir com os servidores a organização da luta. Fique alerta! Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram @sindsefsp, no Twitter @sindsef e através do site www.sindsef-sp.org.br!

 

 

São Paulo, 28 de janeiro de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.