A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema chega em 2025 celebrando duas décadas de exibição de histórias, contextos e vivências que revelam a diversidade social, política e cultural do mundo árabe.
A programação será aberta em 13 de agosto, no CineSesc, e segue até 19 de agosto. No CCBB São Paulo, as sessões acontecem de 16 de agosto a 7 de setembro.
A abertura, no CineSesc, contará com a exibição inédita do longa “Tudo o que resta de você”, da cineasta palestino-americana Cherien Dabis. A cerimônia também terá a presença da diretora espanhola Isabel Fernández, de “Os Construtores de Alhambra”.
Serão 18 filmes, incluindo 12 produções inéditas e cinco títulos marcantes de edições anteriores, reunidos na sessão especial comemorativa de 20 anos.
Ao longo de sua história, a Mostra já trouxe para as telas brasileiras produções de 22 países, do Norte da África ao Levante e à Península Arábica, consolidando-se como um dos eventos culturais mais relevantes de São Paulo.
Com curadoria de Arthur Jafet, a edição 2025 convida o público a uma travessia entre o íntimo e o político, explorando memórias dispersas e futuros por imaginar.
Sessões de debate
Além das exibições, a Mostra promove sessões de debate que aprofundam o diálogo sobre o cinema árabe e sua diversidade, rompendo estereótipos e revelando sociedades em movimento.
No CineSesc, a diretora Isabel Fernández participa de conversa com o público em 16 de agosto, após a sessão das 17h30 de “Os Construtores de Alhambra”.
No CCBB-SP, o destaque é o debate “Rostos da Palestina: exílio, herança e resistência no cinema”, em 23 de agosto, às 18h30.
📍 CineSesc – 13 a 19/08
📍 CCBB-SP – 16/8 a 07/09 (Ingressos gratuitos disponíveis 1 hora antes de cada sessão na bilheteria do CCBB SP ou pelo site) .
Com informações do CCBB e Agência de Noticias Brasil-Árabe (ANBA)
Confira outras indicações culturais