Os trabalhadores da cultura desocuparam, na última segunda-feira, 1º de agosto, o prédio da Funarte, no centro de São Paulo. Com o lema “É Hora de Perder a Paciência!”, eles ocuparam a sede da Fundação durante seis dias para exigir maiores investimentos na arte e na cultura no país.

Os artistas não estão se contrapondo aos servidores públicos do órgão nem ao conjunto dos trabalhadores da Cultura. Durante anos buscaram o caminho da negociação por maiores investimentos para a área cultural, mas já estão cansados com a enrolação do Governo Federal. O MinC, através da Funarte/SP, tentou neutralizar o movimento abrindo as portas para que a ocupação consentida ocorresse, mas sem nenhum respeito à luta destes artistas e sem qualquer intenção em atender as reivindicações pleiteadas.
A categoria luta por: programas estabelecidos em leis com orçamentos próprios, que estruturem uma política cultural contínua e independente; imediata aprovação das PEC 236, que prevê a cultura como direito social e PEC 150, que garante que o mínimo de 2% (40 bilhões de reais) do orçamento geral da União seja destinado à Cultura (hoje, são destinados apenas 0,2%); Imediata publicação dos editais de incentivo cultural que foram suspensos e descontingenciamento imediato da pequena verba destinada à Cultura.
Nós, do SINDSEF-SP, expressamos nossa solidariedade ao movimento dos Artistas de São Paulo. Vamos juntos exigir do Governo Federal mais verbas para a Saúde, Educação, Cultura, Reforma Agrária e todos os serviços públicos na Marcha dos Indignados que faremos a Brasília no dia 24 de agosto!
LUTAR É PRECISO. VAMOS MARCHAR UNIDOS
PARA MOSTRAR A NOSSA INDIGNAÇÃO
E JUNTOS EXIGIR O ATENDIMENTO DAS NOSSAS REIVINDICAÇÕES!





