Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Hoje, 25 de julho, é um dia especial: É o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela. Ambos chamam atenção para o reconhecimento das mulheres que enfrentam preconceitos e seguem firmes na luta por uma sociedade mais justa, sendo símbolo de resistência.

O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha foi instituído em 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana. O evento surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.

No Brasil, a data homenageia a guerreira e líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro. Tereza é homenageada desde a aprovação da Lei nº 12.987/2014.

As datas reforçam a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente racista e machista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.