Servidores da Cultura em São Paulo aprovam greve

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Em assembleia realizada na tarde de 05 de maio, os servidores do Ministério da Cultura (MinC) e autarquias vinculadas no Estado de São Paulo aprovaram a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 12 de maio.

Existem aproximadamente 60 servidores de carreira no estado, distribuídos no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que inclui o Museu Lasar Segall, na Funarte (Fundação Nacional das Artes), na Cinemateca Brasileira e há representação da Biblioteca Nacional e do MinC.

Cinemateca em crise

Somente na Cinemateca, trabalham 16 servidores concursados efetivos. Destes, 15 tem tempo de serviço suficiente para se aposentar. Como o governo não respeita o princípio da paridade e da integralidade entre ativos e aposentados, correm o risco de ter uma drástica redução salarial.

A instituição, que tem o maior acervo de filmes da América Latina, está na iminência de se tornar uma OS (Organização Social). Isso pode significar seu fim. “Nós estamos com o pé na extinção”, disse uma servidora durante a assembleia.

O problema é grave. As OS são entidades privadas que fazem contratos de gestão com o governo e têm autonomia administrativa. Transformar a Cinemateca em uma OS, como pretende o governo federal, representa mais uma privatização do espaço público.

Desvalorização da Cultura

Não é novidade que a cultura não é uma prioridade por parte do governo federal. Há anos a Biblioteca Nacional está literalmente caindo aos pedaços, as recomendações de segurança da Defesa Civil não foram atendidas e a obra de restauração sequer tem data para começar. Este é só um exemplo.

A desvalorização da cultura se traduz também nos museus em situação precária, nos acervos mal conservados, e ainda, na má remuneração dos funcionários, na crescente terceirização e no aumento dos servidores públicos temporários, com contrato de 2 anos.

Essa situação ocorre porque apesar do pleno exercício dos direitos culturais serem garantidos pela Constituição Federal, não é dada a devida importância ao setor por parte do governo, que destina apenas 0,6% de seu orçamento para o MinC, enquanto gasta quase 45% da arrecadação para o pagamento de juros e amortizações das dívidas interna e externa, segundo a Auditoria Cidadã da Dívida.

Reivindicações da greve

A greve vai chamar atenção para o estado de calamidade que se encontra a cultura brasileira. Os servidores pretendem fazer panfletagens e protestos nos museus, bibliotecas e acervos, mostrando aos turistas estrangeiros que, no país da Copa do Mundo, a cultura é colocada de escanteio.

O movimento paredista também vai expor os problemas dos programas de incentivo à produção cultural que não chegam aos artistas e produtores desconhecidos do grande público. Ao mesmo tempo, exigir o cumprimento dos acordos firmados com a categoria desde 2007 e avanço na negociação da pauta de reivindicações unificada de todos servidores e específica da cultura.

O objetivo da greve é regatar a pauta histórica da categoria, com destaque para um plano de recomposição salarial tomando como referência a tabela da ANCINE, para a aplicação da “retribuição por titulação” e por um plano de “racionalização dos cargos”. Isso é importante porque se estima que os baixos salários da pasta sejam a causa da evasão de 55% dos novos concursados.  Além disso, outro eixo da pauta é a garantia da paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.

A mobilização está sendo construída para lembrar ao Estado que o direito à cultura também deve ser uma prioridade, ao lado da educação, saúde, transporte e moradia. Sem cultura, não há educação de qualidade.

A assembleia que aprovou a greve aconteceu no Iphan, com a presença de servidores de autarquias do MinC e de diretores do Sindsef-SP, acompanhados pelas assessorias de comunicação e jurídica. Foi reiterado que a pauta de reivindicações do movimento é geral de todo o MinC e não apenas por uma carreira específica.

Ao finalizar, o sindicato chamou a categoria para se somar à marcha em Brasília e participar da plenária da Cultura, a serem realizados, respectivamente, nos dias 07 e 08 de maio em Brasília. Os servidores aprovaram que a diretoria do Sindsef-SP vai representá-los nesta ocasião. 

 

Curta Sindsef-SP no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Sindsef-SP/306952765996246

 

Curta também:

CSP-Conlutas
https://www.facebook.com/CSPConlutas?fref=ts 

Cinemateca em crise
https://www.facebook.com/cinematecaemcrise?fref=ts

SOS Cultura
https://www.facebook.com/culturapedesocorro?fref=ts  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.