Sindsef-SP repudia demissão do delegado sindical da Caixa

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

O delegado sindical e ativista Messias Américo da Silva, trabalhador da Caixa Econômica Federal com 23 anos de empresa, recebeu notificação no último dia 30 de janeiro de 2013 de rescisão de contrato de trabalho por justa causa, em 1ª instância administrativa.

 

O companheiro Messias é integrante do grupo de Oposição Coletivo Bancários de Base, e foi processado administrativamente três vezes nos últimos quatro anos, tendo os dois primeiros processos sido arquivados por falta de provas.

Os processos não se referem a nenhum fato objetivo que configure infração de normativos da empresa, mas ao “comportamento” do funcionário, que é avaliado subjetivamente. Sem justificativa concreta, os processos anteriores foram arquivados, mas desta vez a Caixa ignorou a falta de provas. Ainda que caiba recurso no âmbito administrativo, fica evidenciado que muito mais do que jurídica, a questão é de caráter político. 

Trata-se de mais um atentado a livre organização dos trabalhadores, pois o companheiro é notório ativista atuante na região de Osasco, que é abrangida pela base do Sindicato dos Bancários de São Paulo. É importante salientar que não se trata apenas de um ataque pessoal ao ativista sindical.

O objetivo evidente é atingir a categoria como um todo, punindo com demissão todo e qualquer bancário e bancária que ousar ter posicionamento contrário às arbitrariedades dos banqueiros e governo. Esse ataque atinge a todos os trabalhadores, não apenas aos bancários, mas a todos que se organizam e se mobilizam por melhores condições de vida e de trabalho.

Manifestamos nosso repúdio à Caixa Econômica Federal pelo atentado à organização dos trabalhadores. Nesse sentido, reivindicamos o imediato arquivamento do processo.

Abaixo a repressão!

Abaixo a perseguição aos ativistas e lutadores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.