Moção de Repúdio ao trabalho análogo à escravidão e à xenofobia na Serra Gaúcha

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Os delegados e delegadas presentes no 27° Congresso do Sindsef-SP – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo repudiam, com veemência, a utilização de trabalho análogo ao escravo, como o noticiado recentemente na Serra Gaúcha. 

Primeiro veio o caso envolvendo as vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton, expondo um esquema de aliciamento de mão de obra de estados do Nordeste, empréstimos extorsivos, venda de alimentos superfaturados, jornada de trabalho extenuante e castigos físicos. Nesse caso, 207 trabalhadores foram resgatados pelos fiscais do Ministério do Trabalho. Posteriormente surgiu outra denúncia, envolvendo trabalhadores no abate de aves, mas que também trabalhavam na colheita da uva. O alojamento onde ficavam esses 25 trabalhadores não tinha as mínimas condições de higiene e segurança para servir como hospedagem. Um desses trabalhadores relata que lhe foi prometido receber R$ 3.500,00 para apanhar frangos para abate. Ganhou apenas R$ 30 e teve descontados alimentação e alojamento.

O vereador Sandro Fantinel, eleito pelo Patriotas (e posteriormente expulso do partido), bolsonarista de primeira hora, se pronunciou na tribuna da Câmara dos Vereadores com um discurso recheado de preconceito, ódio a pobres, racismo e xenofobia. Acusou os nordestinos, em particular os baianos, de não gostarem de trabalhar, definindo-os como “um povo que vive na praia tocando o tambor” e “acostumado com carnaval e festa”. 

Defendemos todo o rigor da Lei às empresas, que além de arcarem com altas indenizações aos trabalhadores, devem ter seus bens confiscados. Quanto ao vereador, deve, além de ser cassado, também sofrer punição econômica, com o confisco de seus bens. Somente assim, com punições severas, e consequências econômicas aos envolvidos, estas práticas serão inibidas. Mas sabemos que há muito o que fazer para que a classe trabalhadora acabe com esta prática, a começar pela urgente e total revogação da Reforma Trabalhista. Somente com a organização, mobilização e solidariedade de classe derrotaremos estes parasitas.

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

17/04: Ato contra a privatização da Sabesp!

A votação do projeto que privatiza a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto de São Paulo pode acontecer nesta quarta-feira, 17. Para barrar essa proposta nefasta, haverá um ato público a partir das 14h na Câmara de Vereadores.